Evento debate impacto dos juros sobre mercado de seguros

A política de redução da taxa básica de juros gera diversos efeitos macroeconômicos, tais como consumo e investimentos das famílias, custo de financiamento público, atração de investimentos externos e inadimplência. Os mercados de seguros e previdência sentem os reflexos disso, em particular na gestão das reservas e nos planos de benefícios.

Para debater esses temas, a Escola Nacional de Seguros promoverá, no dia 31 de outubro, em São Paulo, a mesa redonda “Os Efeitos da Atual Política de Juros no Mercado de Seguros e Previdência”. Em pauta, as visões do mercado financeiro, de previdência aberta e de previdência fechada.

Na ocasião, também será apresentada a pesquisa “Nota sobre Juros e Mercado de Seguros”, do economista e assessor da Diretoria Executiva da Escola, Lauro Faria. O trabalho afere o impacto da redução das taxas de juros sobre o balanço das seguradoras, a partir da análise dos dados divulgados pela Susep, entre 2003 e 2011.

Estão confirmadas, ainda, apresentações de Claudio Contador, diretor acadêmico da Escola Superior Nacional de Seguros, instituição mantida pela Escola Nacional de Seguros; Luiz Roberto Calado, do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças; José Cechin, da FenaSaúde; e Wilma Gomes Torres, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

O evento acontecerá das 14h às 18h30, no Hotel Maksoud Plaza, localizado à Alameda Campinas, 150. O encontro é gratuito e as inscrições devem ser feitas até 29 de outubro, no www.funenseg.org.br. Mais informações pelo número (21) 3380-1083 ou através do e-mail parcerias@esns.org.br.

 

Fonte: Revista Apólice

Related posts:

  1. Crise econômica mundial não afeta mercado de seguros brasileiro

Still quiet here.sas